Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 História

​​
A plataforma UM-Cidades teve a sua origem em 2014, sob a Presidência do Professor José Mendes, então vice-reitor da Universidade do Minho. A sede localizava-se no Campus de Gualtar, em Braga. 

A UM-Cidades teve a sua apresentação pública a 13 de junho de 2014. A cerimónia, que teve lugar no Campus de Gualtar, contou com intervenções do Presidente da CCDR-N, Emídio Gomes, do Reitor da UMinho, António Cunha, e do Vice-Reitor e Presidente da UM-Cidades José Mendes.

A 26 de novembro de 2015, o Professor José Mendes cessou funções na Universidade do Minho, por assumir as funções de Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente do XXI Governo Constitucional.

A 5 de janeiro de 2016, o Professor Paulo Cruz foi nomeado Presidente da UM-Cidades.

Em dezembro de 2016, a UM-Cidades muda a sua sede para o Centro Avançado de Formação Pós-Graduada, em Guimarães, passando a ser coordenada por uma Comissão Diretiva, constituída por Paulo Cruz (Presidente), Paulo Pereira e Ricardo Machado.

A 23 de maio de 2018, considerando a experiência acumulada e a revisão dos objetivos e âmbito de atuação no atual quadro institucional, é nomeada a nova Direção da plataforma UM-Cidades.

Paulo Pereira (Coordenador)
Professor Catedrático
Escola de Engenharia
Diretor do CTAC – Centro de Território, Ambiente e Construção

Ivo Oliveira​
Professor Auxiliar
Escola de Arquitetura
Lab2PT – Laboratório de Paisagens, Património e Território

Paulo Novais
Professor Associado com Agregação
Escola de Engenharia
Centro Algoritmi

Rita Ribeiro​
Professora Auxiliar
Instituto de Ciências Sociais
CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade