Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT



​​UM-Cidades

Prémios Municípios do Ano Portugal 2019


Município do Ano Portugal 2019 – Funchal | Funchal, Destino Acessível
Município do Ano Alentejo 2019 – Ponte de Sor | Portugal Air Summit
Município do Ano Algarve 2019 – Vila do Bispo | Conhecimento do Património Local - Concelho de Vila do Bispo
Município do Ano Área Metropolitana de Lisboa 2019 – Sintra | Os Eixos Verdes e Azuis de Sintra
Município do Ano Área Metropolitana do Porto 2019 – Gondomar | Rota da Filigrana
Município do Ano Centro 2019 (> 20.000) – Fundão | Centro para as Migrações do Fundão
Município do Ano Centro 2019 (< 20.000) – Oleiros | Programa de Apoio ao Luto
Município do Ano Intermunicipal - Gondomar, Paredes e Valongo | Parque das Serras do Porto
Município do Ano Norte 2019 (> 20.000) – VN Famalicão | Festival Famalicão Visão'25 - Comunidade de Futuro
Município do Ano Norte 2019 (< 20.000) – Melgaço | MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço
Município do Ano Regiões Autónomas 2019 – Funchal | Funchal, Destino Acessível

Breve síntese dos projetos vencedores:

FUNCHAL | Destino Acessível

Descrição do projeto

Funchal, Destino Acessível, é o resultado de um conjunto de políticas públicas inclusivas, que visam fazer do Funchal uma cidade para TODOS. A aposta firme na mitigação e eliminação de barreiras físicas e culturais e o uso assertivo das novas tecnologias, têm resultado na crescente melhoria das condições para os que nos visitam e para os que cá habitam. Esta é uma das linhas estratégias que o município preconiza e que pretende ver ainda mais reforçada.

Carácter diferenciador do projeto
O projeto diferencia-se pelo caráter inovador de muitas das medidas implementadas ao nível da segurança rodoviária à eficiência energética, com uma faixa semaforizada no pavimento, no domínio da Cultura com a criação de peças esculturais que funcionam como réplicas adaptadas para serem interpretadas e apreendidas pelos cegos ou amblíopes, com trepadores para subir ao palco e ao Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias.
Impacto no território, na economia e na sociedade
Com este projeto, o Funchal é hoje um território mais inclusivo, mais acessível, seguro e confortável, requisitos fundamentais para que o Funchal se assuma como destino diferenciado e sustentável.
O conjunto de medidas e soluções implementadas vão além da simples obra nas infraestruturas e na introdução de TIC´s para auxiliar a mobilidade e a inclusão, servindo também para sensibilizar a comunidade da importância do bem de TODOS. Uma sociedade que ser quer moderna, cívica e socialmente responsável oferece igualdade de oportunidade no acesso a vários domínios do nosso quotidiano.


MELGAÇO | MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço
Descrição do projeto
MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço, organizado pela Câmara Municipal de Melgaço e pela Associação AO NORTE, promove e divulga o cinema etnográfico e social, com filmes sobre identidade, memória e fronteira, e contribui para um arquivo audiovisual sobre a região.

Carácter diferenciador do projeto
MDOC é um projeto produzido em função das características próprias do território: a existência do Museu de Cinema de Melgaço - Jean Loup Passek, do Espaço Memória e Fronteira, a proximidade da Galiza, o contexto histórico da emigração e do contrabando, a paisagem e os seus recursos naturais e culturais.
Impacto no território, na economia e na sociedade
MDOC contribui para criar uma imagem de Melgaço com uma estratégia de divulgação capaz de influenciar o mercado turístico, capaz de atrair a Melgaço diferentes olhares que procuram um produto cultural diferenciador.
Cada edição MDOC atrai cerca de 200 participantes que permanecem em Melgaço ao longo do período do festival para participar nas diversas atividades, contribuindo para um aumento da procura turística local e consumo no comércio tradicional.
O MDOC apresenta uma programação internacional, atraindo públicos de distintos destinos, apresentada localmente como inovadora, oferecendo objetivo à sociedade local olhares internacionais sobre temas locais.

VILA NOVA DE FAMALICÃO | Festival Famalicão Visão'25
Descrição do projeto
O Festival Famalicão Visão’25 posiciona entidades e cidadãos enquanto elementos fundamentais e determinantes no alcance do futuro coletivo ambicionado, autores e atores na construção do território. Alinhado com a visão estratégica municipal e com os desafios e ambições assumidos para 2025, o Festival é espaço de encontro e transformação da e com a comunidade.
Carácter diferenciador do projeto
O processo de planeamento estratégico é disruptivo com os modelos tradicionais de planos estratégicos. Da definição de uma visão comum, assente em valores e desafios, ao convite para a construção de um futuro partilhado. O programa bienal, de envolvimento e participação da comunidade na construção do futuro comum ambicionado, transposto para um festival é diferenciador.
Impacto no território, na economia e na sociedade
No Festival orienta-se a ação para a valorização do capital histórico cultural e dos recursos endógenos e para a proteção dos recursos naturais, alinhando-a visão com o programa-estrela para a sustentabilidade do território (B-Smart Famalicão), para a valorização da diversidade e multifuncionalidade e valorização económica dos recursos locais.
No Festival a ação também está orientada para a valorização do capital humano, transferência de conhecimento e promoção da inovação e criatividade, alinhando-a com o programa-estrela para o desenvolvimento económico do território (Famalicão Made IN), promovendo a excelência e distinção na produção industrial, a incorporação tecnológica e do design e o empreendedorismo.

GONDOMAR | A Rota da Filigrana
Descrição do projeto
A Rota da Filigrana é um produto turístico associado à mais emblemática atividade económica de Gondomar, alargando o seu impacto económico para as áreas socioculturais.
Carácter diferenciador do projeto
Este é produto turístico autêntico e diferenciador, um desafio que à partida oferecia vários entraves ao nível da segurança para os ourives e na conciliação entre a produção e a exploração turística. É um projeto único em Portugal que associa a ourivesaria ao turismo dando a conhecer ao visitante a arte por detrás de um artigo de luxo, com uma experiência original que permite envolver os turistas na criação de jóias. Também a exposição “A Alquimia da Filigrana” oferece uma abordagem inovadora para o público adulto e infantil, traduzindo-se em jogos pedagógicos onde os visitantes são guiados na produção digital de um coração tradicional de filigrana, seguindo todos os passos da produção artesanal.
Impacto no território, na economia e na sociedade
O maior impacto no território tenha sido ao nível da projeção turística de Gondomar que hoje apresenta um produto genuíno e complementar à oferta existente no grande Porto.
A Rota da Filigrana já recebeu 17 mil visitantes, com um retorno financeiro para os ourives aderentes que ultrapassa os 150 mil euros. No período homólogo, acresce o registo de 26 mil visitantes à Casa Branca de Gramido onde está patente a exposição “A Alquimia da Filigrana”. Para além deste retorno financeiro, salienta-se o impacto na restauração.
Em 2018 o Município em parceria com o CINDOR e o IEFP, dinamizou uma formação com o objetivo de preservar e valorizar o ofício de “Enchedeira”, tarefa desempenhada usualmente por mulheres que “enchem” as estruturas criadas pelo mestre ourives.

OLEIROS | Apoio ao Luto
Descrição do projeto
O programa de Apoio ao Luto intervém numa área muitas vezes negligenciada, o luto quer por morte, quer por perda de condição física e também pelo facto de chegar a toda a população do concelho. Populações isoladas, com dificuldades de deslocação à sede do concelho recebem apoio psicológico nas suas aldeias. O projeto integra-se numa lógica mais alargada de apoio comunitário com carácter preventivo na saúde física e mental.
Carácter diferenciador do projeto
O apoio à população em situações de luto é inovador ao nível municipal, promovendo junto da população a melhoria da sua saúde mental e por inerência da saúde física.
Impacto no território, na economia e na sociedade
Oleiros tem um território muito extenso, com localidades afastadas 1 hora do hospital distrital e muitas a mais de 30 minutos da sede de concelho e da unidade de Saúde Local.
Os incêndios florestais frequentes, com o abandono da exploração da floresta, contribuem para a desertificação. Por isso, a fixação e manutenção das populações existentes torna-se prioritária ajudando na gestão dos recursos naturais.
O programa de apoio psicológico no luto já apoiou desde março de 2015, 405 pessoas (248, apoio de continuidade; 157, apoios breves), incluindo apoio psicológico em crise, aconselhamento familiar e breves abordagens de aconselhamento e/ou encaminhamento. O facto da psicóloga deslocar-se aos utentes, permite aceder a uma população que não era apoiada muitas vezes por carências económicas, com a deteção precoce de situações de saúde física e mental, com a colaboração do Serviço de Proteção Civil Municipal.

FUNDÃO | Centro para as Migrações do Fundão
Descrição do projeto
O Centro para as Migrações do Fundão, com gestão e dinamização a cargo da equipa técnica do GID – Gabinete para a Inclusão e Diversidade Cultural da Câmara Municipal do Fundão, serve atualmente como um Welcome Center a migrantes, através do desenvolvimento de atividades de acolhimento, integração e autonomização; dirigidas à comunidade local e à comunidade migrante a fim de promover uma gestão consciente e coordenada da diversidade cultural que incentive a integração dos migrantes, o diálogo intercultural, a cooperação e a solidariedade.
Carácter diferenciador do projeto
O Centro para as Migrações do Fundão, constitui-se como potenciador de um impacto social estruturado e integrado, sendo já reconhecidamente um modelo de referência em Portugal e na Europa no âmbito do acolhimento e integração a migrantes.
Impacto no território, na economia e na sociedade
O Centro para as Migrações visa atuar ao nível do processo de acolhimento e integração de migrantes, refugiados e estudantes da CPLP, com vista à sua autonomização e fixação a longo prazo no Fundão, através do envolvimento da comunidade.
Em termos de atividade económica, o concelho do Fundão desperta interesse na população migrante essencialmente pela oferta de actividades agrícolas sazonais, ou pela empregabilidade disponível nas empresas de tecnologias ou metalomecânica de alta precisão.
Como resposta ao fluxo de migrantes e refugiados tornou-se iminente a necessidade de desenvolver respostas e serviços eficazes de acolhimento e integração.

SINTRA | Os Eixos Verdes e Azuis de Sintra
Descrição do projeto
O projeto valoriza a estrutura verde e as grandes linhas de água que têm incidência nas zonas urbanas de Sintra. Foram considerados prioritários o Rio Jamor e a Ribeira da Laje e pretendeu-se associar a valorização biofísica, a melhoria das condições microclimáticas, o controlo e regularização de caudais de cheia, a atividades de recreio e lazer, a regeneração urbana das densas áreas urbanas existentes e a valorização do património arquitetónico, simbolizado pelo Palácio Nacional de Queluz.
Carácter diferenciador do projeto
O carácter diferenciador do projeto está desde logo relacionado com os princípios orientadores da sua conceção: biodiversidade e mobilidade suave, conectividade, sustentabilidade ambiental, preservação patrimonial, vivência comunitária, bem como com a sua grandiosidade em termos de áreas de intervenção.
Impacto no território, na economia e na sociedade
O projeto do Rio Jamor tem, para além do impacto local, um impacto intermunicipal e metropolitano. Está previsto nos instrumentos de ordenamento territorial ao nível da estrutura ecológica, com importantes mais valias para o território, tornando-o mais atrativo para as mais diversas funções, desde a habitacional, à recreativa e à económica.
O impacto mais significativo regista-se ao nível da qualidade de vida das populações, sobretudo em zonas que se encontravam desqualificadas e com lixos diversos colocados nas linhas de água.

PONTE DE SOR | Portugal Air Summit
Descrição do projeto
O Portugal Air Summit é um evento de características únicas no país, que reúne um vasto painel internacional de oradores e expositores, como forma de promoção do sector aeronáutico português no mundo, dando a conhecer em particular o ecossistema aeronáutico do concelho, bem como servir de atractor turístico para o concelho e para o Alentejo.
Carácter diferenciador do projeto
O Air Summit veio inovar, e foi concebido para ser uma verdadeira cimeira internacional ao serviço da indústria aeroespacial nacional, servindo de palco para promoção das capacidades das empresas portuguesas, das universidades e demais entidades de I&D.
Impacto no território, na economia e na sociedade
A atração para o concelho de largos milhares de pessoas durante o evento, a presença da imprensa e dos meios de divulgação, a promoção e publicidade que é gerada em torno do projeto, são fatores que, obviamente, têm de ser observados como qualificadores e valorizadores do interior.
O PAS é uma ferramenta crucial de promoção do concelho de Ponte de Sor e de todo o Alentejo e um forte motor económico e turístico para a região. Refira-se a este propósito que o evento esgota a capacidade hoteleira da região num raio de mais de 40 km em torno do aeródromo municipal.

VILA DO BISPO | Atividade de Enriquecimento Curricular "Conhecimento do Património Local"
Descrição do projeto
O projeto integra-se numa sistemática estratégia de educação e de sensibilização patrimonial, dando a conhecer os diversificados valores naturais e culturais disponíveis no território, contribuindo para a sua conservação e para a consciencialização e desenvolvimento das crianças, e respetivas famílias, formando-as enquanto futuros e legítimos gestores da sua riquíssima herança coletiva.
Carácter diferenciador do projeto
O carácter diferenciador do projeto AEC-CPL resulta dos temas explorados, por via de alternativos métodos pedagógicos, quebrando as rotinas da sala de aulas, levando as crianças ao exterior e ilustrando os conteúdos programáticos em contacto direto com realidades disponíveis localmente.
Impacto no território, na economia e na sociedade
Numa perspetiva economicista, sendo o Concelho de Vila do Bispo um território eminentemente vocacionado para a Atividade Turística, proporcionando uma diferenciada oferta de produtos de Turismo de Natureza e Cultura e numa vantajosa conjuntura nacional, no que aos fluxos turísticos internacionais diz respeito, o projeto AEC - Conhecimento do Património Local complementa as Estratégias Nacionais, Europeias e Internacionais definidas e implementadas pelo Município, desde 2009.

ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS PARQUE DAS SERRAS DO PORTO - GONDOMAR, PAREDES E VALONGO | Parque das Serras do Porto
Descrição do projeto
O Parque das Serras do Porto, fruto da sinergia entre os Municípios de Gondomar, Paredes e Valongo, assume uma posição estratégica na AMP e constitui um caso de estudo de gestão integrada de uma área protegida, dado que procura concertar expectativas e rentabilizar recursos em prol da dinamização de um território partilhado, com o estreito envolvimento da comunidade. O processo participativo de elaboração do Plano de Gestão, decorrido em 2018, é um excelente exemplo dessa dinâmica.
Carácter diferenciador do projeto
O projeto do Parque das Serras do Porto veio trazer uma escala e uma capacidade mobilizadora incomparáveis.
O que se considera mais diferenciador é o trabalho em estreita parceria e colaboração por parte dos três municípios abrangidos, que falam do projeto em uníssono e demonstram um comprometimento com o mesmo realmente invulgar.
Impacto no território, na economia e na sociedade
O território abrangido pelas Serras do Porto apresenta-se como um polo de atratividade regional, com elevado potencial de captação de investimento, alicerçado nos seus valores naturais e culturais, nos serviços ecossistémicos que assegura e na proximidade face a núcleos urbanos e circuitos turísticos e de usufruto.
O Parque das Serras do Porto é um projeto que se pretende integrador e que vive do envolvimento de um número muito significativo de pessoas, cada uma delas uma peça fundamental do puzzle coletivo.